top of page
Buscar
Niége Moreira

FECORS estará presente no III Congresso Estadual de Cultura, em Bento Gonçalves


Nesta quarta-feria, 15, inicia o III Congresso Estadual de Cultura, que ocorre, entre os dias 15 a 17 de maio, no município de Bento Golçalves. Estará presente a Federação de Coros do Rio Grande do Sul (Fecors), estará presente no evento. O evento tem o objetivo de fomentar o debate junto às empresas, produtores, empreendedores, agentes, artistas e trabalhadores da cultura em uma rediscussão das leis que subsidiam os editais e projetos.

O III Congresso Estadual de Cultura, sediado no município de Bento Gonçalves, inicia nesta quarta-feira, 15. Estará presente no evento, representando a Federação de Coros do Rio Grande do Sul (Fecors), o vice-presidente da Federação, Yimi Walter. O evento tem o objetivo de fomentar o debate junto às empresas, produtores, empreendedores, agentes, artistas e trabalhadores da cultura em uma rediscussão das leis que subsidiam os editais e projetos.

Dente outros assuntos, será debatido o financiamento à cultura. O presidente da Fecors, Eduardo Alves, explica que a Fecors está lutando para conseguir financiamento para os corais do Rio Grande do Sul. "Elaboramos um documento para apresentar no III Congresso Estadual de Cultura onde pedimos para o governo do estado criar um edital de financiamento específico para os corais", diz. "Queremos cada vez mais lutar por nossos corais para que tenham o suporte digno e necessário, e a Fecors tem esta força", afirma o presidente da Federação, Eduardo Alves.

Sobre o Congresso

O III Congresso Estadual de Cultura de Bento Gonçalves, ocorre entre os dias 15 e 17 de maio, na Fundação Casa das Artes e Dall’Onder Grande Hotel (R. Herny Hugo Dreher, 127 - Planalto, Bento Gonçalves - RS). As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo link.

Confira a programação:

Dia 15 de maio (quarta-feira)

18h30 - Abertura com a Orquestra Jovem da Ospa

19h - Abertura Oficial

19h30 - Palestra Inaugural A importância da arte e da cultura no desenvolvimento de uma sociedade Palestrante: Werner Schünemann - ator e cineasta

Dia 16 de maio (quinta-feira)

9h - As Organizações da Sociedade Civil Viabilizadoras

10h20 - O Sistema S e suas Ações Culturais

11h20 - A Economia Criativa e a Economia

12h40 - Intervalo para Almoço

13h30 - O Financiamento dos Centros Culturais

14h30 - O Financiamento dos Coletivos Criativos

15h50 - Ausência de Financiamento

17h - Financiamento sobre a perspectiva de culturas populares – Quilombolas, Índigenas, Diversidade

18h - Grupos de Trabalhos: O Financiamento à Cultura

Motivadores: Presidentes de Entidades e Diretores das diversas instituições da SEDAC, Secretários ou Técnicos ligados ao CODIC

Mediação: Conselheiros de Estado

20h - Espetáculo Convidado

Dia 17 de maio (sexta-feira)

9h - Os Grandes Eventos e seu Financiamento

10h20 - O Estado Financiador das Políticas

12h20 - Intervalo para Almoço

14h - Encontro de todos os GTs para as Conclusões sobre o Financiamento

16h - AUDIÊNCIA PÚBLICA da Assembleia Legislativa sobre o Financiamento da Cultura

17h30 - Resultado das Discussões e Debates dos Grupos de Trabalho

18h - Encerramento do Congresso

Sobre a Fecors

Em 1963 começa a história que veio a dar origem à Federação de Coros do Rio Grande do Sul. Naquele ano o pároco (PE. EUGÊNIO LUFT) da Igreja N. Sra de Lourdes, de Porto Alegre, sugere organizar um “festival beneficente” para arrecadar fundos. O antigo órgão da igreja estava imprestável, os cupins haviam feito a festa, era preciso comprar outro instrumento. A idéia dele foi “…reunir alguns corais da cidade, que atuavam nas missas” para realizar uma apresentação com ingresso pago. Enganou-se porém o Padre Eugênio, ao imaginar que somente coros sacros teriam interesse em participar, e que a sua iniciativa se consumaria com a realização daquele concerto. O êxito foi retumbante. Ficou muito claro para todos os que lá compareceram, que uma “efervescência coral” estava irrompendo em Porto Alegre, e que ela não poderia ficar restrita àquele mero “festival beneficente”.

Saiba mais sobre a história da Fecors no site da Federação.

21 visualizações0 comentário
bottom of page